Esta postagem é minha tentativa de entender a lógica por trás do recurso de Distintivos do Discourse e o comportamento geral do sistema em relação aos novos usuários.
Um pouco de contexto: de forma alguma sou um administrador experiente do Discourse; tenho uma única instância que estou executando com sucesso para a comunidade da minha organização há cerca de um mês. Foi uma curva de aprendizado para eu configurar o sistema e fazê-lo se comportar de acordo com nossas necessidades, mas, uma vez configurado, estou muito satisfeito com a maioria de suas decisões de design.
Isso me leva a uma aparente contradição que encontrei durante meu curto mandato como administrador da instância do Discourse e como usuário de longo prazo de várias instâncias independentes.
Por um lado, a interface do usuário do Discourse é minimalista e sofisticada, tanto no desktop quanto no mobile, sendo verdadeiramente um exemplo de design de interface.
Por outro lado, o sistema é incrivelmente falante e constantemente exige minha atenção por bastante tempo após um novo cadastro. Estou falando de um fluxo interminável de distintivos, notificações agradecendo pelo primeiro like, primeira postagem e espero que pela primeira criança se eu algum dia tiver uma. Vou assumir que havia uma razão séria por trás disso no início do Discourse. Era uma ferramenta muito diferente da maioria dos softwares de fórum daqueles tempos. E você provavelmente teve que encontrar uma maneira de educar iniciantes completos sobre como usá-lo bem e como se comportar adequadamente.
Avançando para os dias atuais: agora o Discourse é quase um padrão de fato para qualquer comunidade que se importa. E não tendo um sistema de contas federadas, você precisa se cadastrar em cada uma. E em cada uma delas você será recebido com um novo distintivo. E outro. E dicas de interface. E essa pequena contagem de não lidos que sempre tem um (1) nela, sempre sobre algum distintivo ou dica útil que o sistema tem para mim.
A configuração ‘Pular dicas de integração de novos usuários e distintivos’ na seção ‘Interface’ das Preferências ajuda um pouco, mas ainda vejo algumas notificações chamativas de novos usuários mesmo após ativá-la.
Talvez, apenas talvez, seja hora de começar a se mover em outra direção em termos de padrões para todo esse recurso, agora que há muitas menos pessoas unfamiliarizadas com o software Discourse? Quero dizer, não temos suficientes distrações em nossas vidas?