Então, quando o discobot está ativado e um novo usuário se cadastra, ele é imediatamente redirecionado da página principal do fórum para sua caixa de entrada de mensagens privadas e recebe um tutorial bastante técnico sobre os recursos do fórum.
Acho que esse é um momento inadequado para a integração de novos usuários. Temos uma mensagem de boas-vindas e tópicos de boas-vindas, e queremos que os usuários se envolvam com esses elementos, e não com um bot, para começar. Também acredito que os usuários não se cadastram para aprender imediatamente sobre os recursos técnicos do fórum.
No momento, quando quero desativar esse mecanismo padrão de boas-vindas, tenho que desativar completamente o discobot. Mas acho que os tutoriais em si são ótimos! Gostaria apenas de direcionar os usuários a eles em um momento um pouco posterior. Por exemplo, mencionando o primeiro tutorial na primeira mensagem de nível de confiança (Obrigado por dedicar tempo conosco), assim como o tutorial avançado é mencionado na mensagem de nível de confiança de membro (Parabéns pela sua promoção de nível de confiança!).
Existe alguma maneira de desativar a integração do discobot, mas ainda assim iniciar os tutoriais chamando @discobot?
O objetivo do bot é demonstrar funcionalidades básicas para pessoas que nunca usaram o Discourse antes. Parece contra-intuitivo esperar que eles usem o fórum primeiro.
Concordo com o Nolo. Os usuários se cadastram por um motivo que provavelmente desejam alcançar o mais rápido possível. Para mim, faz sentido aprender as funcionalidades mais detalhadas apenas após certas ações.
Acho que a primeira mensagem do sistema seria um bom momento para mencionar o tutorial. Ela aparece após 10 minutos por padrão, tempo suficiente para ler um pouco (o que não deveria exigir uma introdução didática) e provavelmente ficar feliz por receber mais informações sobre como usar o fórum.
De qualquer forma, acho que seria útil, como administrador, poder desativar o destaque imediato do discobot, sem desativar a opção de iniciar ou mencionar os tutoriais por completo.
Eu não entendo muito bem o que está sendo proposto especificamente aqui? Entendo o desejo de evitar o destaque imediato do tutorial, mas qual é a alternativa, exatamente? Alguém pode criar um mockup ou descrever para mim com mais detalhes, usando um exemplo ou mockup?
Gostaria de projetar a integração e educação do usuário com base nas mensagens de nível de confiança do sistema. Deveria ser assim:
Mensagem: Obrigado por passar tempo conosco!
Algum texto de boas-vindas, alguns links e indicando que um tutorial pode ser iniciado chamando discobot start tutorial.
Mensagem: Parabéns pela sua promoção de nível de confiança!
Algum texto, links e apontando para discobot start advanced tutorial para seguir o segundo tutorial
Então, eu apenas gostaria de evitar o popup de tutorial imediato, mas não desabilitar os tutoriais completamente. Mas há apenas uma configuração: discourse narrative bot enabled e ela desabilitará o bot completamente.
A proposta é não agrupar os tutoriais junto com a jornada de integração padrão nas configurações.
Acho que minha postagem inicial foi interpretada como se eu quisesse alterar algumas configurações padrão da jornada de onboarding. Na verdade, essa não foi minha intenção. Mas, caso vocês queiram alterar essas configurações padrão, acredito que seria uma abordagem sensata eliminar geralmente o onboarding feito pelo bot e, em vez disso, destacar a primeira mensagem do sistema (após 10 minutos de permanência na instância do fórum). Assim, o destaque poderia ser algo como:
A primeira apenas oferece outro alvo de descarte, talvez mais explícito; você poderia literalmente clicar em qualquer lugar na tela para descartar esse destaque, a título de informação, mas se isso não ficou claro para o usuário, então… é uma solicitação justa.
Acabei de perceber que isso já é possível… Sempre buscava por discobot nas configurações e só obtinha um resultado. Mas, na verdade, há 6 opções ao pesquisar por narrative bot, e uma delas é desativar a postagem de boas-vindas, independentemente de o bot estar habilitado ou não:
Desculpe-me por levantar essa questão! No entanto, seria útil reunir todos os mecanismos de integração em um tópico dedicado? Ou existe uma visão geral que também estou ignorando, que liste todas as etapas que definem o processo de integração padrão (e que não são acionadas ao optar por não participar)?
Sim, a primeira opção apenas forneceria um alvo de descarte mais explícito. Sobre a segunda opção, realmente depende do número de etapas envolvidas no processo de integração padrão. Como acabei de postar, só estou ciente do tutorial e das medalhas.
De qualquer forma, agora que encontrei as configurações corretas, vou prosseguir e esboçar nosso processo de integração. Embora, se os padrões forem reavaliados no futuro, ainda acho que faria sentido remover o discobot como o agente principal de integração e, em vez disso, baseá-lo no usuário do sistema.
Algumas desvantagens que vejo com o bot:
É bastante trabalhoso personalizar, pois há muitas mensagens e, uma vez que você começa, pode precisar revisar a maioria delas.
Pode ser divertido criar um nome e avatar personalizados para o bot se você tiver uma comunidade técnica. Mas, caso contrário, pode ser difícil encontrar uma variação sensata e até parecer estranho receber usuários com uma gíria técnica.
Vantagens de usar o usuário do sistema:
personalizar as mensagens padrão é bastante direto
incentivaria a personalização do usuário do sistema (nome, avatar ou usuário dedicado), o que aprimora a comunicação em geral
o bot poderia ser apenas um “bot de tutorial”, sem muita necessidade de personalização, e seria mais claramente reconhecível como um recurso do Discourse
Se achamos que as pessoas não entendem que podem clicar literalmente em qualquer outro lugar para fechar esse destaque, então tudo bem.. não estou contestando isso, aliás.. poderíamos certamente fazer
@Roman podemos tratar disso esta semana? Estou preocupado de que o overlay faça parte da discussão sobre questões de acessibilidade, então quero que haja um texto que permita explicitamente que as pessoas optem por não participar.