Newly-created "unlisted" Topics send "new topic" Notifications

Perhaps the title is rather verbose, but I am assuming that this is unintended. As a staff member (or a TL4 user), I can create topics as unlisted by default (rather than having to create the topic and then unlist it).

Since this is available prior to posting, I would imagine that the intended usage (when doing prior to topic creation) would perhaps be rough drafting, or having the opportunity to double-check markdown prior to public viewing. Perhaps an intended usage would be for the topic itself being intended to as direct-link–only.

To clarify on the bug: if a user has set their Preferences to give them automatic notifications for new topics created in a category, and staff then create a new topic (manually set to “unlisted” prior to posting), those users will receive a direct notification about the new topic being posted (and the “unlisted” aspect is nearly redundant, in some situations).

This is a minor (perhaps cosmetic, in some situations) inconvenience that can affect some users. Or, if a site has set default notification settings for certain categories (e.g., announcements, updates, events), then it can affect everyone who has an account and hasn’t chosen to change their default notification preferences.

If this is the intended functionality (that newly-created unlisted topics still send out “new topic” notifications), then my suggestion would be to have it not do that. While it would make sense to send out notifications for other things happening with the topic (e.g., replies, likes), I don’t think it makes sense for “new topic” notifications to be sent.

EDIT: It’s quite possible that this is intended and that instead of fulfilling my suggestion / bug report, that a more appropriate action would be to direct me to use the “shared drafts” functionality.

I don’t think that “shared drafts” cover every use-case for unlisted topics though, so perhaps I’m trying overthinking the functionality of unlisted topics and everything is functioning as intended. But if that’s the case, then it seems a bit “meh” to have the ability to toggle unlisted/listed prior to topic creation, besides for consistency, if it doesn’t offer any extended use-cases.

4 curtidas

Acho que isso explica por que recebi um “like” de um usuário TL2 em uma postagem nova e não listada (que acabei de excluir porque… ninguém deveria vê-la, e obviamente não é o caso).

(Pelo menos ele nos deu um 10)

5 curtidas

ok reiterando a necessidade de isso ser um recurso / correção. não há como um tópico não listado ser visualizável até que seja listado pela equipe, portanto, o status não listado deve sempre substituir as configurações de rastreamento de categoria do usuário.

Eu também argumentaria que não listar um tópico existente deve substituir o rastreamento de qualquer pessoa. minha visão é que um tópico não listado é semelhante a uma postagem sussurrada (eles até usam os mesmos ícones) e sussurros certamente não são visualizáveis por usuários regulares que assistem a tópicos. ele deve ser não listado para qualquer lista de notificações do usuário, bem como listas de tópicos.

6 curtidas

Concordo, embora esta não seja uma funcionalidade de que eu precise pessoalmente hoje. Apenas digo que concordo que a palavra “não listado” usada em outras plataformas como o YouTube é específica em não enviar notificações sobre uma postagem para os assinantes de um canal, então parece que este pode definitivamente ser um problema para pessoas que pensam que estão escrevendo uma mensagem privada e depois descobrem que o que escreveram ou postaram pode estar no domínio público.

Concordo com seus pontos. Não tenho certeza por que seria ‘por design’ que um tópico que você não quer que seja visto seja enviado a todos que assistem a uma categoria. Entendo que deixar um tópico não listado foi

Mas tudo o que é necessário é que, quando um novo tópico for alternado para não listado no compositor, quando for criado, nenhuma notificação seja gerada. Apenas para a equipe.

1 curtida

Então, se um usuário por acaso acompanha todas as categorias em um fórum e está envolvido em um tópico que é deslistado, ele deve parar de ser notificado sobre ele, mesmo que espere saber o que acontece (já que estava envolvido)? Isso parece que poderia criar muitos casos extremos.

Não estamos discutindo deslistagens que ocorrem quando as pessoas estão participando de um tópico, pois os usuários já têm o link do tópico. Estamos discutindo novos tópicos que são deslistados antes da publicação. Portanto, se um tópico for deslistado antes da publicação, por direito, faria sentido que os usuários não fossem notificados de sua existência, mesmo que acompanhem a categoria até que ela seja listada.

3 curtidas

Isso nunca fez sentido para mim também e, na minha experiência, restringe severamente a utilidade de posts não listados.

Eu contorno isso colocando o post em uma Categoria apropriadamente segura (ou fazendo isso como uma Mensagem Pessoal), mas estas são subótimas, pois exigem bastante trabalho para acertar o acesso / notificações.

Gostaria que a observação de categorias e tags fosse ignorada para posts não listados, mas respeitada como de costume para o tópico/usuário específico, por exemplo, se eles forem o autor ou o tiverem assistido especificamente.

3 curtidas

Bump :confused:

Temos uma categoria com a configuração Exigir aprovação do moderador para todos os novos tópicos aplicada:

Cada novo tópico criado requer aprovação do moderador antes de ser listado publicamente - tudo bem, um recurso fantástico para nós em nosso caso de uso desta categoria específica.

Infelizmente, todos os usuários que têm suas preferências definidas para assistir ao primeiro tópico dessa categoria estão recebendo uma notificação do novo tópico, antes mesmo de o aprovarmos :exploding_head:

Pior ainda é que a notificação naturalmente lhes dá um link para clicar para que possam não apenas ver, mas também interagir com o tópico - o que anula todo o propósito de o tópico precisar de moderação :pensive_face:

1 curtida

Vou mover isso ousadamente para Bug - pois realmente é um!

Bem, não listado significa oculto da lista de tópicos. Acho que não suprime nenhuma notificação no site (@menções, citações, respostas, links, curtidas, …).

Quando os usuários seriam notificados do tópico se não quando ele é criado? Não listar não dispara notificações

Não consegui reproduzir isso.

1. Criei um usuário de teste que está assistindo à minha categoria de teste
  2. Habilitei “exigir aprovação do moderador para todos os novos tópicos” em minha categoria de teste
  3. Com outro usuário de teste, criei um tópico na categoria de teste

Resultado:

Não tenho certeza de como o deslistamento está relacionado a isso. Tópicos na fila para aprovação não são deslistados, se fossem meu usuário administrador poderia ver o tópico nas listas de tópicos.

1 curtida

Sinto muito, parece que errei :pensive_face:

@nathank desculpe, aparentemente também não consigo reproduzir esta manhã seguindo os passos do @Moin acima.

Desculpem a todos :confused:

1 curtida

Há alguma chance de o usuário que postou o tópico ter permissões de moderador na categoria? Postagens de funcionários (e neste caso, também de moderadores de categoria) são excluídas da necessidade de aprovação. Eles poderiam aprová-las eles mesmos de qualquer maneira.

Possivelmente… Mas olhando para alguns dos posts recentes, suspeito que este fluxo pode ter ocorrido:

1. Novo post foi corretamente quarentenado para aprovação do moderador
  2. Moderador aprovou
  3. Moderador imediatamente o deslistou e respondeu ao OP solicitando que fizessem algumas edições
  4. Usuário fez as edições
  5. Moderador listou o tópico

O que eu acho que pode ter acontecido é que o passo 2 enviou naturalmente (e corretamente) uma notificação para todos que estavam observando o primeiro post naquela categoria sem o moderador perceber - e a ação de deslistá-lo imediatamente foi meio que tarde demais, as notificações já tinham sido enviadas.

Acho que eles aprovaram o post para que pudessem então enviar uma resposta ao OP.

Desculpem mais uma vez pelo alarme falso a todos - estou devidamente envergonhado :see_no_evil_monkey: