Perguntas sobre / Melhorias para o Modo Anônimo

Parece que nossa instituição pode estar abandonando o Piazza, então estou começando a receber consultas sobre o Discourse como uma possível substituição para os fóruns de cursos.

Uma funcionalidade do Piazza que os professores consideram importante é a postagem anônima. As contas no Piazza podem postar de forma totalmente anônima ou anônimas para outros estudantes, mas não para a equipe do curso. Estou me perguntando se algo semelhante poderia ser alcançado usando o Discourse, possivelmente por meio de um plugin.

Sei que o Discourse já oferece suporte ao modo anônimo. No entanto, existem algumas desvantagens na funcionalidade como ela está implementada atualmente. Primeiro, não está muito claro na interface do usuário como entrar no modo anônimo. Ouvi de vários alunos que afirmam que nosso fórum não possui essa opção, o que acho que ocorre porque eles não conseguem descobrir como ativá-la. Isso provavelmente seria bastante simples de corrigir. Idealmente, haveria uma maneira de ter um interruptor para que uma postagem individual pudesse ser anônima, em vez de exigir que o usuário entrasse em um modo separado.

O segundo problema, mais sério, é que usuários anônimos parecem perder as permissões concedidas ao usuário nomeado. Utilizamos grupos e permissões de categoria extensivamente para controlar o que os alunos podem ver no fórum, o que é particularmente importante ao manter o mesmo fórum ao longo de vários semestres. (Essencialmente, cada nova turma de alunos é inserida em um grupo específico do semestre, que fornece uma visão simplificada do fórum, onde eles só podem ver categorias específicas do semestre e algumas outras nas quais permitimos postagens contínuas.) Assim, uma vez que um usuário entra no modo anônimo, ele perde o acesso aos próprios tópicos nos quais gostaria de interagir anonimamente.

O segundo problema parece mais difícil de resolver. Idealmente, o Discourse encaminharia algumas permissões e associações a grupos para o usuário anônimo — embora provavelmente não todas, já que você provavelmente deseja evitar que moderadores acidentalmente realizem certas ações enquanto estão anônimos. Mas se houvesse uma opção para permitir que permissões não administrativas e associações a grupos fossem encaminhadas para usuários anônimos, isso atenderia ao nosso caso de uso.

No geral, um melhor suporte ao anonimato seria algo que, acredito, ajudaria o Discourse a entrar no espaço de fóruns de cursos universitários. Pode parecer surpreendente, mas essa é frequentemente uma das primeiras perguntas que outros professores fazem quando sugiro que tentem o Discourse para seus cursos.

4 curtidas

Este é um feedback excelente e detalhado, mas, para ser completamente honesto com você, se a participação anônima é um recurso crítico que você espera que os usuários aproveitem o tempo todo, não tenho certeza de que o Discourse seja a escolha certa para esse caso de uso.

Dito isso, sua ideia é razoável:

O que você acha disso, @sam, já que sei que você trabalhou bastante no anônimo há algum tempo.

5 curtidas

Não tenho certeza. Tenho usado o Discourse como fórum de curso há muito tempo e nunca senti que isso fosse uma grande barreira. No entanto, há alguns alunos que se sentem mais confortáveis quando podem participar anonimamente. Então, não sei exatamente o que aconteceria aqui.

Isso é justo, mas também seria uma pena, pois acredito que o Discourse atende a mais de 95% das necessidades de um fórum de curso típico e o faz muito (muito) melhor do que, pelo menos, as alternativas que conheço. Apenas do ponto de vista de recursos, adequação e acabamento, o Discourse já está à frente de Piazza por quilômetros. Parece que o CampusWire será a próxima solução licenciada oferecida pela minha universidade, mas é outro produto de código fechado que provavelmente será menos eficaz e certamente menos extensível que o Discourse. (Pelo menos o fato de termos que pagar por ele me deixa menos preocupada com o que estão fazendo com os dados dos alunos, o que tem sido uma grande preocupação minha em relação ao Piazza.)

Acho que adicionar esse recurso pode ajudar a conquistar pelo menos um pouco mais do mercado universitário. A outra diferença que o Piazza tem é a resposta colaborativa, mas isso não só não é implementado de forma muito boa, como também é algo que se pode argumentar ser melhor atendido pelo modelo de discussão do Discourse. Então, isso parece menos importante de duplicar.

3 curtidas

O problema em dar aos grupos de usuários anônimos falsos é que ficaremos presos a sincronizar isso ao longo do tempo; há um risco enorme aqui.

Para ser honesto, acho que devemos descartar toda a funcionalidade e substituí-la por uma implementação semelhante à funcionalidade de moderador anônimo que @tgxworld construiu recentemente. Ela também é muito mais intuitiva de usar.

@tgxworld, tivemos um tópico #plugin para o plugin?

7 curtidas

Corrija-me se eu estiver errado, mas isso parece estar relacionado ao modelo atual, no qual um usuário pode entrar no modo anônimo e permanecer nele por um longo período—durante o qual, talvez, sua associação a grupos possa mudar?

Acho que o que bastaria seria algo como uma ação anônima: por exemplo, postar ou responder a um tópico. Isso se comportaria como entrar no modo anônimo, realizar essa ação e depois sair, o que significa que seria suficiente determinar se a ação pode ser realizada com base nos grupos do usuário no momento em que a ação ocorre.

De qualquer forma, estou apenas soltando ideias. Ficarei animado em ouvir sobre o recurso de moderador anônimo que você mencionou e se ele poderia ser estendido para atender a esse caso de uso.

2 curtidas

Exatamente, é assim que funciona o recurso de “moderador anônimo” e por que ele é muito mais seguro e muito mais utilizável. Além disso, todas as postagens “anon” podem vir de uma única conta, o que significa que o anonimato é significativamente mais… anônimo.

4 curtidas

Ah, interessante. Para nosso caso de uso, talvez não queiramos exatamente isso. Imagine um grupo de alunos anônimos conversando em um tópico. Na verdade, queremos que a equipe consiga diferenciá-los :slight_smile:. Também precisamos que as postagens deles possam ser rastreadas até uma conta real, para lidar com comportamentos inadequados. Provavelmente, também é ideal que as identidades anônimas sejam estáveis ao longo do tempo, semelhante ao recurso atual.

2 curtidas

Mais uma vez, isso é coberto pelo plugin de moderador anônimo. Ainda associamos a postagem no backend, usando outros mecanismos, ao usuário real.

A diferença é que os alunos não conseguirão mais perceber que “anon17” postou em 17 tópicos e que se trata do mesmo anon17. Isso, no entanto, acaba criando uma maneira mais fácil para os usuários finais identificarem qual número de anônimo corresponde a qual usuário.

3 curtidas

Interessante. A identidade permanece estável dentro do tópico, mas não entre tópicos? Isso seria ótimo.

Também seria bom que a equipe (ou usuários acima de certo nível de confiança) pudesse ver as identidades dos estudantes, independentemente de estarem ocultas para outros alunos, embora eu imagine que isso se torne complicado com @menções e coisas do tipo.

1 curtida

@sam: O plugin anon-moderator está disponível para versões hospedadas? Estou usando o Discourse praticamente exatamente como @Geoffrey_Challen descreve: várias turmas utilizam os fóruns, algumas categorias são compartilhadas, mas há pelo menos uma categoria exclusiva para cada turma, acessível apenas por aquela turma. No momento, se os alunos alternarem para o modo anônimo, eles perdem o acesso à sua categoria restrita.

O modo anônimo é um recurso realmente importante para o ambiente de sala de aula. A maioria dos alunos se sente à vontade para postar com sua identidade (especialmente porque permito que escolham seu ID visível), mas sempre há alguns que se sentem menos confortáveis em fazê-lo.

Entendo a questão das permissões herdadas (o usuário anônimo poderia, potencialmente, ter mais permissões que o usuário original). No meu contexto, isso não representa uma ameaça substancial; os alunos sabem que posso sempre voltar atrás e identificar exatamente quem são caso não se comportem adequadamente.

2 curtidas

O plugin Moderadores Anônimos não está disponível nos nossos planos Padrão ou Empresarial. Os plugins disponíveis para esses planos estão aqui: Plugin directory | Discourse - Civilized Discussion. Seria possível instalar o plugin Moderadores Anônimos no nosso plano Empresarial.

2 curtidas

Obrigado, @simon, que pena. Isso significa que não há como permitir que usuários postem anonimamente em categorias restritas em um Discourse hospedado no plano Standard?

2 curtidas

Não consigo pensar em nenhuma maneira de realizar isso no nosso plano Standard. Seria possível no plano Business usando o plugin Data Explorer para encontrar as contas de usuário regulares associadas às contas anônimas e, em seguida, adicionar os usuários anônimos aos grupos apropriados com base nos grupos do usuário regular. Isso não parece uma solução ideal para mim, então não estou sugerindo que você tente essa abordagem.

3 curtidas

@morisset: Não tenho certeza se esse plugin resolve seu problema de qualquer maneira. Supondo que eu tenha o plugin correto, a descrição afirma:

Permite que moderadores tenham uma segunda conta para realizar ações anonimamente. Outros membros da equipe podem ver a identidade real da conta.

Portanto, essa capacidade adicional é limitada aos moderadores. Acredito que a referência de @sam a esse plugin foi uma sugestão de que as capacidades de anonimização principais do Discourse evoluam nessa direção. Ou, talvez, um segundo plugin possa ser criado para estender essa funcionalidade a não moderadores. (Obviamente, você não quer definir todos os seus alunos como moderadores! Eu nem mesmo defino todos os meus funcionários como moderadores — embora tenha cometido esse erro algumas vezes quando comecei a usar o Discourse. É um conjunto de capacidades bastante poderoso, e você realmente só quer fornecê-lo a pessoas em quem confia.)

4 curtidas