Parece que nossa instituição pode estar abandonando o Piazza, então estou começando a receber consultas sobre o Discourse como uma possível substituição para os fóruns de cursos.
Uma funcionalidade do Piazza que os professores consideram importante é a postagem anônima. As contas no Piazza podem postar de forma totalmente anônima ou anônimas para outros estudantes, mas não para a equipe do curso. Estou me perguntando se algo semelhante poderia ser alcançado usando o Discourse, possivelmente por meio de um plugin.
Sei que o Discourse já oferece suporte ao modo anônimo. No entanto, existem algumas desvantagens na funcionalidade como ela está implementada atualmente. Primeiro, não está muito claro na interface do usuário como entrar no modo anônimo. Ouvi de vários alunos que afirmam que nosso fórum não possui essa opção, o que acho que ocorre porque eles não conseguem descobrir como ativá-la. Isso provavelmente seria bastante simples de corrigir. Idealmente, haveria uma maneira de ter um interruptor para que uma postagem individual pudesse ser anônima, em vez de exigir que o usuário entrasse em um modo separado.
O segundo problema, mais sério, é que usuários anônimos parecem perder as permissões concedidas ao usuário nomeado. Utilizamos grupos e permissões de categoria extensivamente para controlar o que os alunos podem ver no fórum, o que é particularmente importante ao manter o mesmo fórum ao longo de vários semestres. (Essencialmente, cada nova turma de alunos é inserida em um grupo específico do semestre, que fornece uma visão simplificada do fórum, onde eles só podem ver categorias específicas do semestre e algumas outras nas quais permitimos postagens contínuas.) Assim, uma vez que um usuário entra no modo anônimo, ele perde o acesso aos próprios tópicos nos quais gostaria de interagir anonimamente.