Tentei launcher cleanup e também docker images prune -a, e ambos acabam desmarcando a imagem discourse/base, deixando-a como:
# docker images -a
REPOSITORY TAG IMAGE ID CREATED SIZE
local_discourse/app latest a413ce7df724 22 minutes ago 3.81GB
<none> <none> 036fcfb18c90 5 weeks ago 2.86GB
A imagem discourse/base aparece como <none>. O site ainda funciona bem. Algo com que me preocupar?
Se eu executar launcher app rebuild, ele reconstruirá as tags, mas também a imagem do aplicativo, então acabarei com duas imagens do aplicativo, uma delas pendurada. Portanto, se eu quiser limpar imagens não utilizadas e não desmarcar nenhuma, precisarei excluir manualmente a pendurada específica usando docker image rm $IMAGE_ID, após o que verei o que estava lá antes, ou seja, totalmente marcada e nomeada:
# docker images -a
REPOSITORY TAG IMAGE ID CREATED SIZE
local_discourse/app latest 548674fae97b 10 minutes ago 3.81GB
discourse/base 2.0.20230711-0100 036fcfb18c90 5 weeks ago 2.86GB
Suponho que não haja uma maneira de fazer uma limpeza completa sem exclusões manuais se eu não quiser imagens sem marcação, já que o comando prune desmarca a imagem base.
Olá Nordize
Este assunto foi discutido em outro tópico, você pode encontrar informações interessantes sobre isso:
Role para cima para mais informações.
Pelo que vale, eu tenho esta imagem sem nome e sem tag em todos os meus servidores de hospedagem Discourse, o que me faz pensar que é completamente normal.
Obrigado pela dica, eu não tinha encontrado esse tópico quando pesquisei. Olhando para este post em particular com “instruções” (são do fórum Docker, discutindo contêineres Docker em geral):
… parece semelhante à configuração que vejo, mas o aspecto que não está claro para mim é se é pretendido ter duas imagens: discourse/base e a imagem discourse_latest/app. As instruções desse [post dos fóruns Docker parecem assumir que este não era um comportamento pretendido, mas um remanescente de ações não intencionais que resultaram em duas imagens em vez de uma.
Alguém com conhecimento (desenvolvedor?) poderia confirmar?