Usar posts como um wiki?

Olá. Estou pensando em construir uma wiki que os usuários possam controlar, e gostaria de usar o Discourse para isso. A melhor maneira que consigo ver de fazer isso é simplesmente permitir que os usuários criem uma “página wiki” ao criar uma nova postagem no Discourse com formato de wiki, e essa única postagem servirá como a página wiki completa.

*Essa é, de fato, a melhor maneira de fazer isso?

Por exemplo, é aceitável ter uma única postagem editada por vários usuários, deixada aberta para edição por semanas, e que também cresça bastante (como o tamanho desta página)? Uma única postagem parece bem diferente de uma página completa estilo Wikipedia, então quero ter certeza de que isso pode funcionar e ser estável.

*Vi que é possível adicionar um sumário. Existem outros plugins que devo usar? Por exemplo, acho que o Discourse poderia funcionar para links de URL no estilo wiki, mas ainda não tenho certeza.

A propósito, aqui estão algumas outras postagens que pesquisei:

Vi aqui que é possível formatar uma postagem como wiki.

Também vi a discussão estendida aqui sobre a criação de uma wiki — aquela conversa tem vários anos e parece focar em algumas coisas diferentes, então estou postando aqui para fazer essa pergunta mais específica.

Como um dos postadores em um tópico vinculado, foi observado que existem três coisas úteis para criar tópicos de wiki no Discourse.

Uma delas, que você mencionou (O que é um post de wiki?), detalha como converter um post regular em um post de wiki, o que significa que qualquer usuário com o nível de confiança correto pode editá-lo.

Outra, que você também mencionou (DiscoTOC - índice automático - tema), adiciona um índice apenas ao primeiro post de um tópico.

A terceira, que você não mencionou especificamente, mas citou, é o Plugin Knowledge Explorer, que você pode ou não ter capacidade de instalar, dependendo do seu plano de serviço ou da sua instalação auto-hospedada.

Por muitos meses, nosso site teve páginas de wiki em uma categoria separada, com páginas de discussão em uma categoria relacionada. As páginas de wiki são mantidas em apenas um post, e as páginas de discussão correspondentes funcionam como tópicos normais.

Ontem, após ter conhecimento do tema (DiscoTOC - índice automático), adicionei-o a algumas páginas e permiti que usuários com nível de confiança 3 ou superior começassem a utilizá-lo.

No outro post (Alguém está trabalhando em uma Wiki do Discourse?), foi dado um exemplo de índice com o Knowledge Explorer. Na época, eu não sabia, mas aquela página faz uso de dois dos itens mencionados: DiscoTOC - índice automático (tema) e Plugin Knowledge Explorer. Como nosso site não está em um plano de serviço que permite o Plugin Knowledge Explorer, não posso elaborar mais sobre ele.

Um único post parece bem diferente de uma página completa estilo Wikipedia, então quero ter certeza de que isso pode funcionar e ser estável.

Funciona no nosso site e é estável. Como mencionei, as discussões são movidas para um post correspondente e, como tenho direitos de administrador no site, posso mover qualquer resposta para o post de discussão. Tentei algumas coisas para limitar as respostas, mas não fiquei satisfeito com o resultado; estou aberto a sugestões.

A principal razão pela qual é estável é que a maioria dos usuários do nosso site não contribui para as páginas de wiki. Vejo a mesma coisa no StackOverflow, onde muitos preferem deixar um comentário sobre uma edição necessária em vez de fazer a edição diretamente. Também é bom saber que todos os posts no Discourse têm histórico de edição e podem ser revertidos.

Outra coisa sobre páginas de wiki que eu vejo de forma muito diferente de muitos é que elas não precisam começar limpas. Um dos nossos tópicos mais populares e mais comentados é, atualmente e há muitos meses, apenas uma coleção crescente de links, trechos, comentários, etc. A ideia é que, à medida que coisas relacionadas ao tópico são descobertas (Bug hunting toolbox), elas são simplesmente adicionadas ao post de wiki para que não sejam esquecidas.

A lista já ficou bastante grande e agora precisa ser reformatada e preenchida com mais detalhes e exemplos funcionais. O tema de índice automático nos dá a capacidade de dar o próximo passo e organizar as informações, facilitando a localização de algo mais rápido do que ler todo o post.

Espero ter ajudado.

No meu caso, eu precisaria que os usuários pudessem comandar a situação — criar posts na wiki, editá-los, etc.

O que o Plugin Knowledge Explorer realmente faz? É basicamente um método de busca mais refinado?

As categorias possuem uma configuração para criar novas postagens como postagens wiki. Eu a utilizo extensivamente.

Não uso ‘linkagem de URL no estilo wiki’, apenas a linkagem normal do Discourse.

Eu me pergunto se isso melhoraria se os posts da wiki tivessem o usuário que os publicou inicialmente oculto. Sinto-me desconfortável editando o post de outra pessoa quando o nome dela está anexado a ele.

Um administrador pode alterar a propriedade de uma postagem, então tentei isso e foi o que aprendi.

1. Como administrador, posso alterar a propriedade de todas as postagens em um tópico. Posso alterar o proprietário de uma postagem?
  2. Como administrador, não posso usar a interface gráfica de administração apenas para criar um usuário. Parece que isso pode ser feito pelo console, mas, infelizmente, não tenho esse privilégio, então fiz da maneira antiga. Como adicionar um usuário manualmente no Discourse?

Espero que isso não esteja confuso.

Não consegui encontrar uma maneira de ocultar o criador da postagem.

Como sugestão, talvez o Discourse devesse criar um usuário apenas para ser o proprietário das postagens de wiki e/ou que isso possa ser definido ao criar a categoria.

Agora que sei disso, estou alterando a propriedade da postagem de wiki. :smiley:

Aqui vai um conselho prático de quem foi editor de wiki por alguns anos: nenhuma wiki faz sentido para todos, então você precisa explicá-la em algum lugar. Onde você explica, incentive o comportamento que deseja.

A colaboração exige jardinagem manual, o que inclui encorajamento. Para o Discourse, incentivo as pessoas a serem ousadas e fazerem edições, porque sempre podemos corrigir qualquer coisa, mas também é perfeitamente aceitável discutir alterações em um tópico. Depois, se chegarmos a edições claras, incentivo os indivíduos a fazerem as alterações reais.

Um pouco de ajuda vai um longo caminho para as wikis. ^_~

Obrigado por todas as respostas aqui. Então, quanto à pergunta de se é aceitável que um único post do Discourse se torne uma página completa da Wiki—ou seja, pode ficar muito longa, muitos usuários podem contribuir e pode permanecer aberta por um longo período—parece que isso deve ser okay, está correto?

Existe um limite de 32.000 caracteres para o tamanho de uma postagem. Além disso, se você estiver usando o DiscoTOC com a página e ela for longa, espere que a tabela de conteúdos leve alguns segundos para ser renderizada.

Obrigado, esse é exatamente o tipo de detalhe que é muito útil ouvir. Eu não estava ciente dessas limitações, e elas são bastante sérias para o meu caso de uso.

Existem outros problemas técnicos que enfrentarei ao tentar permitir que os usuários criem postagens longas como páginas de wiki?

Embora não seja um problema técnico, se você começar a desenvolver recursos que gostaria de adicionar para postagens wiki, encontrará os casos de uso do Discourse, por exemplo, Melhoria da wiki – Dividir conteúdo em múltiplas seções?

Obrigado. Sim, essa provavelmente é a preocupação subjacente. O Discourse tem muito a oferecer — uma interface limpa, muitas funcionalidades excelentes, implementação fácil, etc. Mas, no final das contas, ele foi feito para fóruns, não para artigos de wiki. Portanto, mesmo que existam alternativas para chegar perto de funcionalidades tipo wiki, há a preocupação de que tentar usar o Discourse para uma wiki significativa e em crescimento resultará em um esforço constante para encaixar coisas nele para as quais ele não foi originalmente projetado.

Vou pensar sobre isso e, pessoalmente, ficaria muito animado se o Discourse tivesse funcionalidade completa de wiki, mas minha tendência é procurar uma solução de wiki completa para construir uma wiki.

Se você assistir às apresentações em vídeo dadas por Jeff, verá que ele é alguém que ouve e está aberto a mudanças, mas você precisa apresentar um argumento muito convincente. Essa é uma abordagem que talvez você não tenha considerado.

Esse é o valor padrão, mas você pode alterá-lo facilmente nas configurações do site, se necessário.

“alguns segundos” é muito tempo e isso nunca deveria acontecer.

A geração da tabela de conteúdos com esse componente deve ocorrer instantaneamente. Se demorar tanto, então há algo errado e posso corrigir se você compartilhar mais detalhes sobre quando isso ocorre.

Parece que há algumas opiniões diferentes aqui.

Então, seria útil ouvir a equipe sobre isso: Vocês esperam que funcione bem usar o Discourse para configurar um site de wiki? O método seria permitir que os usuários criem “páginas de wiki” — na forma de usuários criando posts transformados em wiki.

(A razão para tentar essa abordagem em vez de usar uma ferramenta de wiki completa como o MediaWiki é que o Discourse é fácil de usar em geral, tem uma ótima aparência, etc.)

Você já leu 32.000 caracteres? Eu não consideraria isso uma “limitação” por si só.

Uma página de cerca de 30 kB a 50 kB de texto legível, o que corresponde aproximadamente a 4.000 a 10.000 palavras, leva entre 30 e 40 minutos para ser lida em velocidade média.

Acho que você tem bastante espaço para crescer e se envolver. :rainbow:

Acho que depende do tamanho que essas “wikis” atingem. Se forem assuntos leves e simples, misturados livremente com algumas discussões, então provavelmente está tudo bem. Se forem romances massivos de um milhão de palavras, em um esforço para recriar a Wikipédia do zero, então provavelmente não.

Ha. Vamos colocar o problema potencial de “novelas massivas de um milhão de palavras” na categoria de problemas do tipo “vamos lidar com isso quando chegarmos lá”… Então, nada de posts massivos, mas provavelmente posts de “tamanho moderado” como os da Wikipedia, talvez como este aqui.

Pelos fundamentos que consigo ver — a capacidade de permitir que usuários criem posts no estilo wiki, o plugin de índice de conteúdo (TOC) e a funcionalidade básica de linkar URLs em postagens normais — parece que pode funcionar.

Como sou novo no Discourse, é difícil saber se podem surgir problemas imprevistos ao construir um site wiki — não uma Wikipedia completa, mas um site semelhante à Wikipedia focado em um conjunto específico de tópicos — usando o Discourse, ou se seria melhor começar diretamente com software focado em wiki, como o MediaWiki.

Entendo que, no final, o verdadeiro teste será quando eu me lançar de cabeça, mas esse feedback é muito útil para identificar por onde começar a mergulhar.

Obrigado,

Estou tão acostumado a esses limites dos tempos passados que nunca imaginei que haveria uma configuração para alterá-los.

Configurações → Postagem → Comprimento Máximo da Postagem

PostgreSQL notas

a maior cadeia de caracteres possível que pode ser armazenada é de aproximadamente 1 GB.

Em Melhoria da Wiki – Dividir o conteúdo em múltiplas seções?

Stephen observa:

Aqui está uma possibilidade com uma variação de “desenvolver um plugin do Discourse para estender a funcionalidade da wiki”, mas, em vez de um plugin, pode ser viável com um tema, já que um tema é apenas JavaScript e CSS.

O editor da Wikimedia tem licença MIT e, conforme mencionado no artigo da Wikipedia, foi escrito em JavaScript, Node.js e PHP.

Apenas pensando em voz alta, mas seria possível usar um tema como o DiscoTOC ou algo similar para adicionar o [editar] no final de cada seção, que, ao ser clicado, pega a seção, a envia para o editor da Wikimedia e, quando as alterações são concluídas, atualiza a postagem no Discourse. Assim, o Discourse conseguiria contornar todo o problema de ter que criar um editor de wiki, mas ainda assim obter o brilho e o apelo comercial de ter páginas wiki melhores.

É uma boa coisa que o Discourse não tenha votos negativos; eu nunca ofereceria isso como uma resposta no StackOverflow.