Este tem sido um tópico incrivelmente divertido de ler — acabei lendo o tópico inteiro. A conversa foi incrivelmente informativa, e há tantas coisas às quais quero responder.
Não tenho motivo para responder, mas apenas quero adicionar à conversa ![]()
Escrevi algo semelhante antes:
Na minha experiência, tendo trabalhado em algumas organizações de produtos (atualmente em uma, onde estou construindo uma comunidade para usuários do produto da minha empresa) e tendo sido usuário de muitos outros produtos (B2C, B2B, etc.)… sempre escolherei um produto que se concentrou primeiro em sua história de extensibilidade e, em seguida, trabalhou para o lado da facilidade de uso. O inverso, claro, é um produto que se concentrou na facilidade de uso primeiro e depois teve que descobrir como se tornar mais extensível mais tarde.
(Escrevendo isso da perspectiva de uma comunidade empresarial) De fato, me inscrevi no Circle.co depois de ler este tópico, e fiquei severamente decepcionado por muitos motivos, mas principalmente um: era tudo sobre mim e sobre o meu negócio. Não era sobre minha comunidade, meus usuários ou as experiências que eles precisam. Tantos produtos ruins são construídos hoje, especialmente em torno do tópico de comunidade, porque esses produtos se concentram em mim e nas minhas necessidades de negócios primeiro — preciso que eles se concentrem nos meus usuários! Eles são sobre engajamento, métricas, beleza acima de tudo… todas as coisas que eles acham que me atrairão como cliente pagante.
Essa é uma grande falácia porque, embora esses objetivos sejam meu destino, eles não devem ser o veículo para chegar lá. A maneira de eu obter valor comercial é trabalhando de trás para frente a partir dos meus usuários — construindo uma comunidade que meus usuários precisam, querem e desfrutam (muitas vezes nessa ordem), e colocando-me por último na equação. Quase sempre parecerá uma função de força para ativamente não trabalhar nas suas prioridades ao construir uma comunidade (afinal, sou um negócio e preciso ganhar dinheiro!), no entanto, os resultados para nós foram avassaladores em entregar valor para o nosso negócio com o Discourse como o componente mais importante para isso.
O Discourse pode fazer melhor em usabilidade, experiências personalizadas para PMEs, etc.? Tem suas peculiaridades? Claro. Estou constantemente batendo a cabeça contra um teto (não uma parede) porque estamos sempre levando essa plataforma aos seus limites. Mas, devido à ênfase na extensibilidade, ainda não encontrei um desafio que não tenha conseguido resolver com o Discourse — e acredite em mim, construímos algumas coisas incrivelmente legais que alguns pensaram que não eram possíveis!
Esta foi uma longa maneira de dizer que, dadas as duas opções, sempre optarei pelo aplicativo que tem uma ótima história de extensibilidade, porque posso moldá-lo na experiência que imagino. A alternativa, um aplicativo com alguns casos de uso bem projetados (desde que você olhe através de alguns buracos de alfinete pré-definidos) sem capacidade de crescimento simplesmente não servirá para construir a melhor comunidade para seus usuários no mercado corporativo. Novamente, reconhecendo completamente a preocupação do @Grae como válida para PMEs, embora!
Além disso, o Circle não está sozinho em seu foco equivocado. Khoros é outro infrator em construir experiências que se concentram tanto em “resultados de negócios”, ironicamente, eles erram completamente o alvo. Uma plataforma de comunidade precisa se concentrar na comunidade e me deixar focar nos resultados de negócios.
Estou dividido quanto a isso — meu coração e minha mente estão em dois lugares. Por um lado…
Quero que o Discourse se concentre no componente central da comunidade que ele é agora: discussões e unindo os usuários de forma significativa, e me dando como empresa toda a extensibilidade e flexibilidade para moldá-lo em algo ótimo para meus usuários.
Por outro lado…
Como parte de uma experiência muito mais ampla para os membros da minha comunidade que usam meu produto, preciso de outras coisas e realmente quero que essas coisas tenham uma experiência perfeita com o Discourse. Apenas alguns exemplos, embora não uma lista exaustiva:
- Documentação (documentação real, não enfiada em categorias/tópicos)
- Hospedagem de conteúdo/arquivos
- Mídia (por exemplo, vídeos)
- Páginas da web personalizadas
- Plataforma de transmissão ao vivo
Não gosto da ideia de meus usuários terem experiências diferentes para cada um deles, e acredito que a CDCK tem uma ótima filosofia de construir, lançar, apoiar e manter um ótimo produto. Acho que é hora de eles se expandirem para construir mais produtos (sem alterar o espírito do Discourse principal)!
Como cliente corporativo, eu quero tudo em um só lugar, mas pessoalmente não optarei por um produto que faz tudo, mas mal. Sempre digo à minha equipe: “Quando confrontado com uma decisão sobre o que é mais certo para nossos usuários, ou mais fácil para nós… sempre escolha o que é mais certo para nossos usuários, e isso sempre nos beneficiará a longo prazo.”… e tem sempre. cada. vez. Tantas vezes nos últimos 4 anos isso significou uma boa dose de personalização em torno/relacionada ao Discourse, e todas as vezes se transformou em uma grande vitória para o nosso negócio.
Então, enquanto eu quero que ambas as coisas sejam verdade ontem…
Acho que isso se deve ao que escrevi em algumas respostas acima: essas plataformas estão tentando focar no que os líderes de comunidade estão focando: resultados de negócios. Em vez disso, eles deveriam estar focados na comunidade e deixar os líderes de comunidade/negócios focarem em alcançar esses resultados construindo uma comunidade que seus usuários precisam.