Configuração de acesso ao grupo, membros e visibilidade

:bookmark: Este guia explica como configurar e gerenciar grupos no Discourse com diferentes níveis de acesso, requisitos de associação e configurações de visibilidade.

:person_raising_hand: Nível de usuário necessário: Administrador

Os grupos do Discourse podem ser configurados como fechados, permitir solicitações de associação ou permitir que os usuários se juntem livremente. Este guia o conduzirá pelo processo de configuração desses diferentes tipos de grupo e do gerenciamento de sua visibilidade.

Resumo

• Criar e configurar grupos fechados
  • Configurar grupos que permitem solicitações de associação
  • Configurar grupos para entrada livre
  • Gerenciar visibilidade e configurações de acesso do grupo
  • Permitir que os usuários saiam dos grupos
  • Atualizar configurações de grupo existentes

Criando um grupo fechado

1. Acesse a página de grupos do seu site (acessível pelo menu hambúrguer Screenshot 2021-12-08 at 01.04.41)
  2. Clique no botão “Novo grupo”
  3. Preencha o nome do grupo (outros campos entre “Nome completo” e “Efeitos” são opcionais)
  4. Role para baixo até as seções “Acesso” e “Visibilidade”
  5. Na seção Acesso, deixe todas as caixas de seleção desmarcadas
  6. Na seção Visibilidade:
    • “Quem pode ver este grupo?”: O padrão é “Todos”
    • “Quem pode ver os membros deste grupo?”: O padrão é “Todos”

Com as configurações padrão, membros que não fazem parte do grupo verão o grupo na página de grupos do seu site:

Clicar no link do grupo levará a eles à lista de membros do grupo:

Para restringir a visibilidade da lista de membros:

• Altere “Quem pode ver os membros deste grupo?” para uma opção diferente de “Todos” (por exemplo, “Proprietários do grupo, membros”)

Para ocultar o grupo completamente:

• Altere “Quem pode ver este grupo?” para uma opção diferente de “Todos”

Configurando um grupo com solicitações de associação

1. Crie um novo grupo conforme descrito acima
  2. Adicione pelo menos um proprietário do grupo na seção “Adicionar proprietários”
  3. Na seção Visibilidade:
    • Defina “Quem pode ver este grupo?” como “Todos” ou “Usuários logados”
    • Defina “Quem pode ver os membros deste grupo?” conforme desejado
  4. Na seção Acesso:
    • Selecione “Permitir que os usuários enviem solicitações de associação aos proprietários do grupo”
    • Opcionalmente, adicione um modelo para solicitações de associação.

Essa configuração adiciona um botão “Solicitar” à listagem e à página individual do grupo:

Quando um usuário clica no botão, um formulário se abre permitindo que ele envie uma solicitação de associação:

Os proprietários do grupo receberão a solicitação com um link para aceitar ou rejeitar:

image

Criando um grupo que permite entrada livre

1. Crie um novo grupo conforme descrito acima
  2. Na seção Visibilidade:
    • Defina “Quem pode ver este grupo?” como “Todos” ou “Usuários logados”
    • Defina “Quem pode ver os membros deste grupo?” conforme desejado
  3. Na seção Acesso:

Isso adiciona um botão “Entrar” à listagem e à página individual do grupo:

Permitindo que os usuários saiam de um grupo

Para qualquer configuração de grupo:

1. Acesse as configurações de Acesso do grupo
  2. Selecione “Permitir que os usuários saiam do grupo livremente”

Isso adiciona um botão “Sair” à página e à listagem do grupo:

Atualizando grupos existentes

Para modificar as configurações de um grupo existente:

1. Acesse a página do grupo
  2. Clique na aba “Gerenciar”
  3. Edite as configurações de Visibilidade através do link “Interação”
  4. Edite as configurações de Acesso através do link “Associação”

Para gerenciar a propriedade do grupo:

1. Acesse a aba “Membros” do grupo
  2. Use a chave de fenda de administrador ao lado da entrada de um usuário para conceder/remover propriedade ou remover o usuário do grupo

Perguntas frequentes

P: Como os usuários navegam até a página de grupos?
R: Os usuários podem acessar a página de grupos clicando na entrada “Grupos” no menu hambúrguer principal, desde que a configuração enable group directory esteja ativada (padrão).

P: A visibilidade do grupo permite que não membros vejam o conteúdo do grupo?
R: Não, a visibilidade do grupo apenas determina se os usuários podem ver o grupo no diretório. O acesso ao conteúdo do grupo é controlado pelas configurações de segurança da categoria.

P: Como posso mostrar aos usuários uma prévia de categorias restritas?
R: Você pode usar o componente de tema Pré-visualização de Categoria para dar aos usuários uma visão do conteúdo restrito sem acesso total.

13 curtidas

Olá @simon, obrigado por isso! Sobre o ponto de visibilidade, eu entendo como definir a permissão para visibilidade, mas e quanto à navegação para a página de grupos? Existe algo integrado para exibir ao usuário “Meus Grupos” ou “Todos os Grupos” para que os usuários possam navegar até essas páginas?

Descobri que posso digitar a URL da minha comunidade /g para acessar os grupos, mas obviamente nenhum usuário descobriria isso por conta própria. Estou me perguntando se talvez exista alguma maneira integrada ou uma prática recomendada para exibir grupos aos usuários.

Desde que a configuração enable group directory não esteja desativada (ela está ativada por padrão), os usuários podem acessar a página de grupos do site clicando na entrada “Groups” no menu principal do hambúrguer. Essa página mostrará aos usuários todos os grupos dos quais eles são membros, desde que o grupo não tenha sido configurado para ser visível apenas para proprietários do grupo ou apenas para proprietários e moderadores do grupo.

Quaisquer grupos que sejam visíveis e tenham sido configurados para permitir que os usuários participem livremente do grupo terão um botão “Join” exibido para sua entrada. Quaisquer grupos que permitam que os usuários enviem solicitações de associação terão um botão “Request” exibido em sua entrada na página de grupos.

2 curtidas

Entendi, eu nem tinha notado o botão ali, mas agora eu o vejo.

1 curtida

Por favor, esclareça para mim:
Se eu permitir que todos tenham visibilidade do grupo, isso apenas os informará que o grupo existe OU eles também poderão ver todo o conteúdo interno? Essa configuração é a mesma que a opção de segurança para “ver, responder, criar”?

Eu gostaria de tentar meus usuários com algumas das outras seções que podem exigir um upgrade de sua associação ao meu fórum, informando-os que a categoria existe, mas sem deixá-los ver tudo o que está dentro.

Obrigado!!!

Com a configuração da visibilidade do grupo, você decide quem pode ver o grupo na visão geral de grupos. Eles não podem ler mensagens enviadas a um grupo do qual não são membros.
Se uma categoria é visível para o usuário, depende das configurações de segurança da categoria. Se o usuário não for membro de um grupo com permissão de “ver”, ele não verá a categoria nem nenhum tópico nela.

Eu faria isso com Category Previews

1 curtida

Obrigado, vou verificar isso.