Gostaria de saber se seria possível fazer com que os moderadores tenham acesso apenas às estatísticas ao acessar o painel de administração.
Não quero que alguns moderadores tenham acesso às abas “usuários”, “logs” e “plugins”.
Gostaria de saber se seria possível fazer com que os moderadores tenham acesso apenas às estatísticas ao acessar o painel de administração.
Não quero que alguns moderadores tenham acesso às abas “usuários”, “logs” e “plugins”.
Não, não é possível. E não entendo por que você quer isso. Sei que é 1º de abril, mas… Com certeza você confia nos seus próprios moderadores para ver os logs e a lista real de usuários que eles devem moderar.
rs. não tem nada a ver com o dia 1º de abril. Só estou perguntando para ver se é possível editar as capacidades, assim como fazemos no WordPress.
Estava pensando em ter uma equipe que possa postar e acompanhar as visualizações de página para ver como o site está se saindo. Nada além disso.
Peça para eles visitarem a página /about se precisarem de estatísticas básicas.
Nenhuma estatística de visualizações de página exibida em: https://forum.netdivo.com/about
Parece que você editou manualmente o conteúdo na página Sobre. É possível que você tenha excluído as estatísticas geradas. Não tenho 100% de certeza, pois não me lembro exatamente se você tem a capacidade de excluí-las. @ondrejj, você pode confirmar?
Encontrei um caso de uso que pode ser interessante para isso, talvez não para um moderador, mas para um usuário com acesso às excelentes análises que o Discourse já gera.
Imagine um fórum que utiliza algum tipo de campanha de marketing. Sim, as análises são boas, talvez o Matomo ou qualquer outra ferramenta, mas ter as análises integradas oferece uma métrica mais precisa e não há necessidade de executar outra ferramenta para o mesmo resultado.
Portanto, ter algum tipo de função capaz de acessar o painel de administração e as métricas seria ótimo para comunidades que usam marketing ou realizam campanhas para se promoverem.
Por mais que pareça, também apreciaríamos muito essa funcionalidade. Temos desejado conceder acesso direto aos relatórios de administração a não-moderadores para fins de captação de recursos e/ou marketing. Em geral, eles apenas querem estatísticas como signups, posts, likes, page_view_total_reqs e topics de /admin/reports/X.
A capacidade de fornecer uma chave de API com apenas esse acesso a relatórios (e sem outras capacidades de administrador) seria fantástica. Provavelmente, gostaríamos de desativar os poucos relatórios que expõem informações privadas (como user_notes, user_flagging_ratio e staff_logins), mas todos os demais relatórios de administração são apenas estatísticas resumidas e, na minha opinião, não exigem confiança no nível de administrador (ou mesmo de moderador) para serem visualizados.
Você pode adicionar direitos de consulta ao explorador de dados a grupos arbitrários, que podem atender a qualquer necessidade de relatórios.
O explorador de dados exige um nível de confiança significativamente maior, pois você pode usá-lo para visualizar todos os dados privados dos usuários que o sistema contém, incluindo e-mails, mensagens privadas, ações de moderação e muito mais.
Edição: ah, entendi, você pode apenas permitir consultas individuais, e não direitos sobre toda a interface.
Não, não é isso.
A permissão de grupo permite que o grupo especificado apenas “execute” consultas criadas anteriormente.
Ah, legal! Existe um playground onde nossos usuários podem experimentar e criar consultas? A interface do Data Explorer é muito útil para navegar pela estrutura das tabelas.
É possível exportar programaticamente uma consulta compartilhada do Data Explorer? Fazer a coisa ingênua — acessar https://discourse.example.com/g/group/reports/123.json — não funciona como na página oficial de relatórios. Em vez de executar a consulta, ele retorna apenas o próprio SQL bruto.
Edição: ah, é Run Data Explorer queries with the Discourse API
Ainda estou muito interessado nessa funcionalidade. Um funcionário ou autor que possa apenas postar no fórum, mas também tenha acesso apenas às ESTATÍSTICAS.
Contratamos escritores, mas ainda queremos que eles vejam apenas as ESTATÍSTICAS, para que possam verificar se sua contribuição está ajudando o fórum a crescer ou não.
O JetPack facilita isso para usuários do WordPress, e acredito que seja viável aqui também.
Acho mesmo que o plugin Data Explorer pode fazer exatamente o que você deseja aqui, mas, infelizmente, exige algum conhecimento de SQL para configurar as consultas. Uma vez que você tenha as consultas desejadas, pode torná-las disponíveis para qualquer grupo de usuários, conforme preferir.
https://meta.discourse.org/t/what-cool-data-explorer-queries-have-you-come-up-with/43516/279
Obrigado. Se for possível, acho que será mais fácil para o Discourse implementar o recurso para aqueles de nós que não podem realmente aproveitar a opção de explorador de dados. Apenas minha opinião.
Estou surpreso que não tenha havido mais interesse nisso. Entendo que muitos sejam reservados quanto às estatísticas, mas adoraria conceder aos nossos moderadores acesso à página de estatísticas.
Gostaria de saber se alguém encontrou alguma solução alternativa aqui… ainda estou procurando a maneira mais conveniente de dar aos moderadores acesso a relatórios.
Com o data-explorer você poderia criar uma consulta que disponibilizaria quaisquer dados que você desejar para moderadores ou um grupo personalizado.
Também temos agora o SQL para muitos dos relatórios do painel aqui no meta (dashboard-sql), para que você possa replicá-los facilmente no explorador de dados e permitir o acesso a um grupo específico sem precisar conceder status completo de moderador. ![]()
Usar isso em combinação com o recurso de moderador de categoria permitiria que você desse a certos usuários algumas habilidades de moderador e acesso a estatísticas sem dar a eles acesso a outras áreas de moderador.