Alterações nas configurações para conceder acesso a recursos (de níveis de confiança a grupos)

Muitos recursos no Discourse dependem de uma configuração para conceder acesso por nível de confiança. Isso se mostrou muito inflexível ao longo dos anos, então estamos mudando para uma nova prática de conceder acesso a membros de grupos específicos em vez disso.

Agora começaremos a mover as configurações existentes que dependem de níveis de confiança para que, em vez disso, dependam de grupos - veja a lista abaixo que estamos visando. Algumas configurações permanecerão baseadas em níveis de confiança onde fizer sentido. À medida que avançamos, atualizaremos a lista e adicionaremos respostas aqui. Por favor, nos informe se estivermos perdendo alguma configuração ou se notar algum problema!

Um exemplo clássico da antiga prática é a configuração nível mínimo de confiança para rascunhos compartilhados. Com essa prática, é impossível dar acesso a usuários específicos sem também lhes dar o nível de confiança 4 ou privilégios de moderador.

Exemplos da nova prática são as configurações grupos permitidos para sussurros, grupos habilitados para mensagens pessoais e grupos com postagens ocultas visíveis. Observe que sou capaz de dar acesso a grupos que criei (access_oskar e kabissastories), além dos grupos padrão.

Ao mesmo tempo, atualizaremos as configurações que atualmente aceitam apenas um grupo para que possam aceitar vários grupos, como a configuração da categoria “Moderação”, conforme discutido em Ability to set more than one group category moderator - #5 by mcwumbly

Geramos automaticamente grupos baseados em nível de confiança, portanto, ainda é possível depender de níveis de confiança para conceder acesso. Se um usuário tem nível de confiança 3, ele é automaticamente membro dos grupos de nível de confiança 0, 1, 2 e 3.

Para cada configuração que movermos de baseada em nível de confiança para baseada em grupo, migraremos automaticamente seu valor para os grupos automáticos correspondentes. Os valores padrão das novas configurações serão equivalentes à configuração de nível de confiança.

Configurações a serem atualizadas:

Era Agora
nível mínimo de confiança para postagem anônima grupos permitidos para postagem anônima
nível mínimo de confiança para rascunhos compartilhados grupos permitidos para rascunhos compartilhados
nível mínimo de confiança para menção aqui grupos permitidos para menção aqui
aprovar a menos que nível de confiança aprovar a menos que grupos permitidos
aprovar novos tópicos a menos que nível de confiança aprovar novos tópicos a menos que grupos permitidos
confiança mínima para e-mail grupos permitidos para e-mail
permitir avatares carregados grupos permitidos para avatares carregados
confiança mínima para criar tópico grupos permitidos para criar tópico
confiança mínima para editar postagem wiki grupos permitidos para editar postagem wiki
confiança mínima para editar postagem grupos permitidos para editar postagem
confiança mínima para permitir wiki pessoal grupos permitidos para wiki pessoal
confiança mínima para enviar mensagens de e-mail grupos permitidos para enviar mensagens de e-mail
confiança mínima para sinalizar postagens grupos permitidos para sinalizar postagens
confiança mínima para postar links grupos permitidos para postar links
confiança mínima para postar mídia incorporada grupos permitidos para postar mídia incorporada
nível mínimo de confiança para permitir plano de fundo do cartão do usuário grupos permitidos para plano de fundo do cartão do usuário
nível mínimo de confiança para permitir convite grupos permitidos para convite
nível mínimo de confiança para permitir ignorar grupos permitidos para ignorar
excluir posts e tópicos tl4 grupos permitidos para excluir todas as postagens e tópicos
impor segundo fator
nível mínimo de confiança para chave de API do usuário grupos permitidos para chave de API do usuário
confiança mínima para criar tag grupos permitidos para criar tag
nível mínimo de confiança para marcar tópicos grupos permitidos para marcar tópicos
nível mínimo de confiança para pular akismet grupos permitidos para pular akismet
nível mínimo de confiança para pesquisas salvas grupos permitidos para pesquisas salvas
nível de confiança mínimo para aceitar todas as soluções grupos permitidos para aceitar todas as soluções
nível mínimo de confiança para criar enquete grupos permitidos para criar enquete
somente administradores do guia de estilo grupos permitidos para guia de estilo
adsense por nível de confiança grupos de exclusão de adsense
dfp por nível de confiança grupos de exclusão de dfp
amazon por nível de confiança grupos de exclusão de amazon
carbonads por nível de confiança grupos de exclusão de carbonads
adbutler por nível de confiança grupos de exclusão de adbutler
confiança mínima para sinalizar postagens de comentários de votação grupos permitidos para votação de postagens
51 curtidas

O primeiro deles foi concluído aqui (com um pequeno acompanhamento):

6 curtidas

Isso é simplesmente incrível! Fantástico! Estou muito animado com isso.

O Discourse tem concedido algumas permissões adicionais no nível de confiança 4, como fixar/desafixar tópicos globalmente, fechar/abrir tópicos, essas permissões também podem ser modificadas para grupos específicos?
O TL4 pode estar carregando demais. Às vezes, para algumas comunidades relativamente grandes, pode ser necessário um controle de permissão mais granular. Por exemplo, pode ser necessário um grupo no qual as pessoas possam sempre revisar e editar as postagens de todos em todas as categorias, mas elas não deveriam ser capazes de fixar tópicos globalmente.
Se pudesse, o Discourse se tornaria altamente personalizável, o que eu acho que tornaria tudo incrível!

Se isso for adicionado ao roadmap no futuro, não sei se posso ajudar?

4 curtidas

Não se esqueça dos recursos visuais.

Quando muitos de nós vimos o visual da etapa do nível de confiança, isso solidificou rapidamente o entendimento para nós.

Agora, com o que parece ser baseado em conjunto ou em relações, talvez nem mesmo um visual estático sirva, mas sim uma página interativa.

Eu postaria um exemplo de tal página interativa, pois a que tenho em mente é boa, mas a vi há alguns anos e não me lembro do site ou dos detalhes de como encontrá-la.

Seria semelhante a uma das demonstrações do Cytoscape.js.

1 curtida

Olá a todos!

Acho que isso soa incrível!

• Os usuários que subirem de nível usando o sistema de níveis de confiança serão automaticamente incluídos nos novos grupos correspondentes?
  • É possível configurar critérios automáticos para ingressar nesses grupos?
  • Como será tratada a permissão para atribuir grupos?
4 curtidas

Olá N2U e bem-vindo ao meta!

Não, isso não tem nada a ver com a forma como as pessoas são adicionadas a grupos ou ao sistema de níveis de confiança. Apenas expande as configurações para conceder acesso a recursos, permitindo a adição de um ou mais grupos, não apenas níveis de confiança.

Não tenho certeza do que você quer dizer aqui, mas novamente, isso não está relacionado a este tópico. Sugiro iniciar um novo tópico para explicar em mais detalhes o que você deseja fazer. Muitas coisas são possíveis no Discourse. :slight_smile:

Também não tenho certeza do que você quer dizer aqui e provavelmente está fora do escopo deste tópico.

2 curtidas

Este é um pensamento interessante e fora da caixa. Com essa nova direção, os níveis de confiança além do TL3 potencialmente se tornam menos relevantes. O TL4 já só pode ser alcançado por um administrador que o concede a um usuário, então ele poderia ser substituído apenas pela criação de grupos para diferentes funções na comunidade, concedendo a esses grupos as permissões apropriadas e, em seguida, adicionando pessoas a esses grupos.

Não tenho ideia do que você está se referindo - se pudesse compartilhar um exemplo e explicá-lo, eu agradeceria.

Talvez eu esteja ficando velho, mas minha mente vai para funções do Drupal, que tinha uma interface de usuário baseada em tabela bastante assustadora para visualizar e configurar funções e permissões. Eu não gostaria de voltar a isso, mas talvez alguém pudesse fazer uma consulta no explorador de dados para criar uma visualização em tabela de grupos e suas permissões.

Também já temos uma aba PERMISSÕES nas páginas de grupos, que indica a quais categorias os membros do grupo têm acesso. Talvez possamos expandir isso para mostrar também a quais recursos o grupo tem acesso.

5 curtidas

Depois de ver sua resposta para N2U, parece que (de níveis de confiança para grupos) não é o que eu pensava.

Eu estava pensando que isso moveria todos os níveis de confiança para grupos, então removeria o conceito de nível de confiança e começaria a usar apenas grupos para privilégios. Como agora sei que isso está errado, terei que ver aonde isso leva, pois não é o que eu esperava.

Então, por enquanto, esqueça os visuais.

2 curtidas

Obrigado por esclarecer!

Os níveis de confiança não vão a lugar nenhum, e o sistema de níveis de confiança continua sendo uma parte importante do Discourse.

Acho que onde isso se torna um pouco confuso é que os níveis de confiança também são grupos!

O que estamos fazendo agora é mudar algumas configurações de administrador para que elas não apenas permitam decidir o nível de confiança para conceder acesso a determinados recursos, mas para permitir que você especifique um ou mais grupos. Por padrão, estes ainda serão os grupos de nível de confiança como antes, mas agora você pode alterá-los para qualquer grupo ou grupos, conforme apropriado para sua comunidade.

7 curtidas

Este já foi feito aqui:

4 curtidas

Feito em:

3 curtidas

Eu acho que, em geral, e ainda mais com essa nova direção, o funcionamento dos níveis de confiança poderia ser mais fácil de entender e comunicar, tornando isso mais evidente. E tendo uma distinção conceitualmente mais clara para distintivos e seu lado mais lúdico de gamificação.

Por exemplo, no momento, os níveis de confiança aparecem como distintivos, embora os direitos de acesso venham realmente da associação a grupos. Mas esses grupos não aparecem por padrão. Os níveis de confiança poderiam ser removidos do sistema de distintivos e da página de distintivos e aparecer apenas na página de grupos (com nomes naturais em vez de trust_level_x).

2 curtidas

Três outros foram movidos:

permitir avatares enviados

confiança mínima para criar tópico

confiança mínima para editar postagem de wiki

3 curtidas

Um monte deles foram mesclados aqui:

5 curtidas

Estou curioso para saber como vocês (a equipe) explicam a distinção entre níveis de confiança e grupos conceitualmente. Colocando de outra forma, eu me pergunto se vocês dizem isso simplesmente porque os níveis de confiança existem no Discourse há tanto tempo que parecem inatos e algo intocável.

Com essas atualizações, o que torna os níveis de confiança especiais? Que a associação a eles é baseada em regras e atualizada automaticamente? Mas, se for assim, o que os impede no futuro de permitir que os usuários criem regras para adição automática a grupos criados manualmente?

Eu não tenho um problema com essas atualizações, acho que estou apenas curioso sobre qual é a visão de vocês.

5 curtidas

Obrigado por levantar esta questão. Como escrevi acima, os níveis de confiança não vão desaparecer e o sistema de níveis de confiança é importante. Ele fornece padrões sensatos com os quais qualquer comunidade pode ficar feliz, e os Níveis de Confiança são realmente especiais. Você não pode excluir grupos de níveis de confiança, e há configurações que permitem ajustar como seus membros se movem entre os níveis de confiança.

Mas se você precisar de mais flexibilidade em termos de privilégios que concede às pessoas em sua comunidade, agora você pode especificar grupos adicionais para muitas das configurações que você cria e gerencia. Dessa forma, você tem um controle ainda mais granular.

É verdade que, agora que movemos muitas dessas configurações para essa nova abordagem, a categoria “Níveis de Confiança” das configurações de administrador parece um pouco estranha, porque agora você pode remover grupos de níveis de confiança de muitas das configurações lá. Veja a captura de tela abaixo para entender o que quero dizer.

Estamos trabalhando para melhorar a estrutura/organização da seção de administração também, então levaremos isso em consideração.

9 curtidas

Então, acho que teremos duas categorias conceitualmente distintas?

• Uma para níveis de confiança do sistema e ajuste das condições que concedem níveis de confiança. Todas as configurações são como esta:
    image

• Outra para ajustar direitos de acesso com base em grupos. Todas as configurações são como esta:
    image

Eu gostaria de uma separação assim por dois motivos:

1. Ajustar as condições do nível de confiança do sistema de forma significativa é difícil. Você se depara com uma longa lista de configurações baseadas em números como tl_x requer... este número desta ação… Se tudo isso estiver em uma categoria distinta, é mais fácil explicar que essas são as configurações padrão do sistema de confiança. Você poderia ajustá-las, mas também pode simplesmente deixá-las como estão.

2. Em vez disso, você construiu seu esquema de confiança personalizado com seus próprios grupos. E quando as condições para os níveis de confiança do sistema estão todas agrupadas em um só lugar, é mais fácil construir suas próprias condições de grupo com um conceito mental distinto.

Por exemplo, um conceito com o qual tenho trabalhado porque é mais visual é simplesmente usar distintivos para níveis de membros. Os níveis são concedidos por um número X de distintivos que um membro recebe do respectivo grupo de distintivos:

2 curtidas

Isso poderia pertencer a outro lugar, mas eu realmente gosto de usar grupos para limitar ou conceder direitos. Claro, se for usado algo diferente de grupos automáticos de níveis de confiança, pode virar uma bagunça muito rápido, mas é apenas uma questão de planejamento e documentação — o administrador deve descrever por que um grupo está lá, pois ninguém se lembra depois de alguns meses por que algo foi feito em primeiro lugar :wink:

2 curtidas

Olá, ótimas notícias sobre um controle de acesso granular fino sobre grupos.

Apenas algumas perguntas adicionais sobre grupos de moderadores de categoria.

Um exemplo concreto, um grupo de moderação de categoria poderá editar uma postagem. Basicamente, reclassificá-la apenas dentro de suas categorias e subcategorias onde eles são atribuídos como moderadores, isso também é considerado?

E quanto ao papel de moderador, isso também será integrado nos grupos?

2 curtidas

Ótimo! Fico feliz que você goste do que estamos fazendo aqui.

Não estamos mexendo na moderação de categorias especificamente como parte das mudanças discutidas neste tópico - estamos apenas alterando as configurações listadas na primeira postagem acima.

Para participar de discussões sobre moderadores de categoria e sugerir melhorias, dê uma olhada na tag category-moderators.

3 curtidas